A Amazon Web Services (AWS) acabou de anunciar que a ‘família’ Claude 3 da Anthropic – empresa focada no desenvolvimento de modelos de IA seguros, úteis e compreensíveis, transparentes, robustos e alinhados com os valores humanos (líderes do setor em precisão, desempenho, velocidade e custo) – já está disponível no Amazon Bedrock.

O Amazon Bedrock já permitia aos seus clientes  um acesso fácil e seguro à mais ampla escolha de large language models (LLM) de alto desempenho e modelos de base (FM) de alta performance; para que de forma simples desenvolvessem e dimensionassem aplicações de IA generativa. Com a Anthropic, os clientes AWS conseguem testar, construir e implementar ainda mais rapidamente aplicações de inteligência artificial (IA) generativa; impulsionar a inovação nas suas empresas e reinventar a experiência do utilizador final. A AWS mantém o seu compromisso de investimento nas três camadas de IA generativa: infraestrutura, modelos e aplicações orientadas para o utilizador, que, com recurso aos modelos Anthropic Claude 3 passam a ser mais eficientes, extensivas e integradas nas organizações.

As novas adições da Anthropic alargam a gama de modelos de IA generativa do Amazon Bedrock (que agora inclui AI21 Labs, Anthropic, Cohere, Meta, Mistral AI, Stability AI e Amazon). Os modelos de IA vision enabled Claude 3 estão disponíveis nas suas versões Claude 3 Opus, Claude 3 Sonnet e Claude 3 Haiku. O modelo Opus e o modelo Haiku estarão disponíveis no Bedrock nas próximas semanas. 

Os modelos Claude 3 demonstram inteligência avançada, níveis de reação quase humanos, maior capacidade, precisão e novas funcionalidades de visão (são mais eficientes no processamento de diversos formatos de dados e de imagem – tabelas, gráficos, diagramas técnicos, fotografias e outros ativos visuais).

Dados da Anthropic demonstram que o Claude 3 Opus, o mais inteligente desta família de modelos, estabeleceu um novo padrão nas áreas de raciocínio, matemática e codificação, que supera os modelos atualmente disponíveis (GPT-4 incluído). O Claude 3 Sonnet oferece a melhor combinação de competências e velocidade (apresenta o dobro da velocidade dos modelos Claude anteriores na gestão de workflows), e com níveis de inteligência mais elevados. Enquanto o Claude 3 Haiku, concebido para ser o modelo compacto mais rápido do mercado – é atualmente uma das opções mais acessíveis para a sua categoria de inteligência – tem uma capacidade de resposta quase instantânea e que imita as interações humanas.

Em relação a outros modelos atualmente disponíveis, o Claude 3 oferece melhorias significativas em tarefas como a codificação, a capacidade de compreender línguas que não o inglês (incluindo espanhol, japonês e francês). Apresenta, também, uma menor incidência de erros de perceção, melhor capacidade de seguir instruções multi-step, de compreender diretrizes vocais e é mais eficiente na classificação de linguagem e na análise de sentimentos.

A AWS e a Anthropic dão provas do peso da sua colaboração estratégica ao anunciar que a Anthropic vai usar os chips AWS Trainium e Inferentia para desenvolver os seus modelos; que a AWS será o principal fornecedor de cloud da Anthropic e vai investir cerca de US$ 4 mil milhões na empresa.

"Com a Anthropic fazemos chegar a mais avançada tecnologia de IA generativa aos nossos clientes, com a vantagem de estar associada ao AWS Tranium", afirma Swami Sivasubramanian, vice-presidente da AWS para Data e IA. "O acesso ao Claude através do Amazon Bedrock chegou a startups, empresas e organizações governamentais que já implementaram esta ferramenta. E a verdade é que o seu verdadeiro potencial ainda está numa fase inicial”, acrescenta.

Os clientes do Amazon Bedrock, mais de 10.000 organizações em todo o mundo, de todas as dimensões e em praticamente todos os setores, já estão a desenvolver aplicações de IA generativa (de raciocínio complexo, respostas a questões científicas, matemáticas e de codificação) com recurso ao Claude da Anthropic. Referimo-nos a empresas como a ADP, a Amdocs, a Bridgewater Associates, a Broadridge, a CelcomDigi, a Clariant, a Cloudera, o Dana-Farber Cancer Institute, a Degas Ltd, Delta Air Lines, Druva, Enverus, Genesys, Genomics England, GoDaddy, Happy Fox, Intuit, KT, LivTech, Lonely Planet, LexisNexis Legal & Professional, M1 Finance, Netsmart, Nexxiot, Parsyl, Perplexity AI, Pfizer, PGA TOUR, Proto Hologram, Ricoh USA, Rocket Companies ou a Siemens.

Por exemplo, a Pfizer está a acelerar a investigação na área oncológica – para reunir dados relevantes e conteúdos científicos numa fração de tempo, avaliar tendências e gerar e validar novos dados – com uma melhoria significativa das suas probabilidades de sucesso.

A sul-coreana KT desenvolveu um serviço, que vai estar disponível a partir de março nas escolas do país, que grava (mediante consentimento prévio), resume e traduz chamadas entre professores, alunos e pais em tempo real. Isto facilita o trabalho processual dos professores e dá-lhes  a possibilidade de terem mais tempo livre para se dedicarem ao ensino.

A Genomics England criou uma solução que processa milhares de estudos publicados e que já identificou, através da análise dos mesmos, 20 potenciais associações entre variações genéticas e determinadas condições médicas.

A seguradora Parsyl implementou uma solução que lhes permite rever informações dispersas, por exemplo, em anexos de e-mails e em diferentes formatos, e transformá-las em dados que permitem criar padrões de risco. Esses padrões ajudam, por exemplo, os seus clientes que transportam bens perecíveis e sensíveis a reduzir o desperdício (alimentar ou não) em toda a cadeia de abastecimento.

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