Estas alterações estão em curso na área industrial, onde os modelos de Machine Learning estão a apoiar a Empresa em processos de decisão operacional e de gestão com forte impacto no pilar ambiental, como o consumo de fibra (otimizando o consumo de madeira), de químicos (tornando o processo mais eficiente e reduzindo o impacto ambiental) ou os parâmetros de qualidade (cumprindo especificações e minimizando desperdício).
Entre os projetos estratégicos destacam-se iniciativas como a otimização da gestão logística e a implementação de soluções de Advanced Process Control (APC) no segmento da pasta, permitindo melhorias na qualidade e estabilidade do processo, bem como a otimização do consumo de químicos. Na área UWF (papel de impressão e escrita), a Navigator desenvolveu modelos de Analítica Avançada para o controlo da sobregramagem e variabilidade da brancura, reduzindo consumos e desperdícios. Já no segmento Tissue foi desenvolvida uma ferramenta de otimização da gramagem do papel, minimizando a variabilidade e o consumo de fibra. Estão também em desenvolvimento projetos na área florestal, nomeadamente para facilitar o acesso à matéria-prima.
Mantendo o foco nos colaboradores, a Navigator está igualmente a desenvolver um conjunto de ferramentas que utilizam GenIA, de modo a automatizar tarefas, mitigar riscos e aumentar a produtividade e a motivação dos trabalhadores.
Reconhecendo a importância do papel transformador da IA e da transição digital nas organizações, além da vertente ambiental, o roadmap da Navigator nestas áreas contempla também contributos decisivos para as componentes social e de governança. São exemplos o modelo de IA Generativa com ChatBot interativo para a resposta 24/7 de dúvidas dos colaboradores, ou a automação no processamento de dados ambientais e adoção de plataformas centralizadas de interação com clientes e fornecedores. Em conjunto, estas são ferramentas que potenciam maior visibilidade sobre os processos da Empresa e uma maior transparência nas relações com stakeholders.
A pandemia acelerou a digitalização e revelou a necessidade de requalificação do capital humano para novos desafios e funções. A Navigator mantém o compromisso de preparar os seus colaboradores para este novo paradigma, promovendo a inovação e garantindo uma transição digital inclusiva e sustentável.