InPost, empresa tecnológica especializada em entregas não domiciliárias, abre novos fluxos de entrega na Europa, permitindo que tanto o comércio eletrónico como os clientes particulares enviem e recebam encomendas à escala internacional. Esta iniciativa não podia ser mais oportuna, uma vez que os utilizadores residentes em Portugal podem agora enviar as suas encomendas para Itália e Polónia, ficando mais perto dos seus entes queridos durante a época natalícia.

No caso de Portugal, já havia ligações com França, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. A grande novidade é a extensão do serviço de entregas à Itália e à Polónia. A partir de agora, qualquer pessoa poderá enviar produtos, presentes e encomendas a amigos e familiares através da rede InPost.

A Vodafone anuncia o Open Innovation Program 2.0, uma nova vaga da iniciativa que desafia startups e PME a desenvolver soluções inovadoras para utilização em ambiente 5G e em tecnologias de última geração.

Este é mais um programa de inovação Vodafone, que disponibiliza os recursos do Vodafone Boost Lab para testar e implementar as melhores soluções tecnológicas. Decorre de fevereiro a junho de 2025 e é uma oportunidade para desenvolver e validar soluções num ambiente tecnológico de ponta.

O grupo InPost, líder europeu em entregas não domiciliárias, anunciou hoje que tem já 10 Lockers (cacifos inteligentes) instalados no distrito de Aveiro, num total de 532 compartimentos para receção de encomendas. 

A instalação de Lockers da empresa começou dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, uma área que serve mais de 5 milhões de pessoas. Com o avanço do programa de expansão destes equipamentos para o distrito de Aveiro, a InPost pretende dotar a sua já extensa rede de entregas não domiciliárias de mais opções na zona centro-norte do país.

O comércio local e de proximidade está a viver uma nova era de ouro graças à Internet. E uma das razões reside na crescente tendência para os consumidores optarem por entregas não domiciliárias – uma forma de entrega das compras online que não se realiza diretamente em casa do utilizador, mas num ponto de entrega.

A InPost, empresa de logística que tem popularizado este sistema em Portugal, realizou uma sondagem em Espanha que revelou que 7 em cada 10 utilizadores já recorreram em algum momento à entrega não domiciliária para receber as suas compras online. Além disso, o mesmo inquérito destaca que 22% dos consumidores com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos optam regularmente pela entrega não domiciliária para receber as suas encomendas.

A presença digital das empresas portuguesas continua a crescer a um ritmo acelerado, impulsionada pela implementação de estratégias digitais e inovadoras, como a Inteligência Artificial (IA). De acordo com o mais recente estudo “Economia Digital em 2024”, divulgado hoje pela Associação de Economia Digital em Portugal (ACEPI), em parceria com o .PT, entidade responsável pela gestão, registo e manutenção de domínios, e com a IDC, empresa líder mundial na área de market intelligence, 17% das empresas portuguesas já adotaram práticas de IA nas suas operações, um indicador que representa mais do dobro da média europeia. Além de aumentar a competitividade e resiliência no mercado, a IA tem um impacto direto no comércio online que, este ano, deverá atingir 153 mil milhões de euros.

A logística é um dos setores cujo impacto transcende a sua própria esfera de atividade, tornando-se um pilar sobre o qual se apoia a disponibilidade de bens necessários a outras indústrias. Sem a logística, não há nada: nenhum setor poderia funcionar normalmente sem uma cadeia de transportes suficientemente bem organizada para servir a todos, a qualquer momento e sem incidentes.

De acordo com a mais recente análise das empresas do setor dos transportes publicada pelo Banco de Portugal, o setor dos transportes de mercadorias representa (números de 2023) um volume de negócio de 18.352 milhões de euros, gerado por 27.910 empresas que empregam 138.987 pessoas.

No evento anual de inovação Tech World da Lenovo, a Lenovo e a FIFA revelaram a empresa multinacional como a ‘Parceira Tecnológica Oficial da FIFA’ – a maior categoria de patrocínio da FIFA – num acordo que inclui o FIFA World Cup 2026™ no Canadá, México e Estados Unidos, e o FIFA Women’s World Cup 2027™ no Brasil.

Os dois torneios proporcionarão agora a plataforma perfeita para a Lenovo expandir ainda mais a sua marca global entre os fãs do desporto mais popular do mundo e, mais importante, fornecer tecnologias integradas e inovadoras que tornarão o futebol mais acessível e mais envolvente para todos, fazendo o jogo crescer no mundo inteiro.

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