1. Processadores de núcleo duplo
O processador é o coração do seu router; por isso se este não for capaz de gerir tarefas que requeiram uso intensivo de largura de banda ou níveis de tráfego elevados, a sua experiência de jogo será afetada. É conveniente que esteja equipado com um router com CPU de núcleo duplo ("dual core") para obter o rendimento ultra-rápido, estável e sem demoras que pretende.
2. Standard 11ac
Quando joga através de redes sem fios é absolutamente necessário ter um router que opere na nova norma Wi-Fi 11 ac. A norma anterior, 11n, alcança apenas os 300 Mbps enquanto a norma "ac" está a ser constantemente atualizada e funciona a uma velocidade três vezes superior
3. Dual-band 5GHz
Para jogar via wireless é essencial dispor da banda de 5 GHz uma vez que na atualidade existem muito menos dispositivos a operar nesta frequência, e portanto, este canal está menos congestionado do que o de 2,4 GHz. A dual-band é especialmente útil se o seu router também tiver de suportar o resto das atividades online em sua casa como seja a navegação na Internet.
4. Beamforming
Beamforming é uma tecnologia que concentra de forma automática o sinal Wi-Fi nos dispositivos que estão em funcionamento, levando-o onde mais necessita. O router procura o dispositivo e envia diretamente a informação na sua direção, o que se traduz numa ligação muito eficiente e direcionada.
5. Portas Gigabit
As portas standard oferecem velocidades de transferência de 100Mbps enquanto nas portas Gigabit a prestação é de 1000Mbps. Tal significa um incremento de dez vezes da velocidade e, portanto, um ‘must’ que o seu router deve incluir. As consolas de última geração já vêm equipadas com portas Gigabit. Mesmo que jogue através de PC pode atualizá-lo facilmente introduzindo um cartão PCI de extensão de rede a Gigabit para conseguir a máxima velocidade.
6. Qualidade do serviço
A qualidade do serviço (QoS) tem um papel fundamental nos jogos online. QoS é priorização de tráfego e esta prestação pode, facilmente, ser configurada no router, de modo a que este dê prioridade ao tráfego de determinados dispositivos. Desta forma, o router é capaz de gerir a disponibilização de largura de banda necessária para as aplicações que necessitam de mais recursos e a sua experiência de jogo não será afetada.
Como referirmos estas são apenas alguns dos pontos (leia-se caracteristicas) a ter em conta quando for adquirir um router em que a aplicação mais importante passa pelo jogo online. A conciliar a isto existe também os preços e as respetivas marcas, e neste caso é tudo uma questão de "budget" disponível e de alguma simpatia pelas marcas. Como exemplo, damos o caso da TP-Link que tem no seu cardex os modelos Archer C8 e o Archer C9 como equipamentos que preenchem estes requisitos. Fica a dica !