Após descarregar o ficheiro (MediaCreationTool.exe), é altura de o executar. Aqui, vamos escolher a opção “Criar suporte de dados de instalação para outro PC” seguido da opção “Seguinte”.
No ecrã seguinte somos abordados a escolher algumas opções: o Idioma, a Edição e arquitetura (32 ou 64 bits). Em relação ao Idioma e à arquitetura pensamos que não haverá grandes duvidas, no entanto a edição poderá ser a opção que maior confusão pode fazer, isto porque depende da versão que o utilizador esteja a usar para que possa fazer o upgrade direto sem problemas.
Resumindo isto, se o utilizador possuir um computador com o Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium, Windows 8/8.1, Windows 8.1 with Bing tem direito ao upgrade para o Windows 10 Home.
Por sua vez, se o utilizador tiver um PC com o Windows 7 Professional, Windows 7 Ultimate, Windows 8 Pro, Windows 8.1 Pro, Windows 8/8.1 Professional with Media Center pode atualizar para o Windows 10 Pro.
Depois de esclarecido este ponto, é altura de fazer um “pressing” no botão Seguinte para que possamos avançar no processo de criação da PEN ou Disco DVD com o Windows 10.
De seguida surge, precisamente, qual a media que pretendemos usar: PEN USB ou Ficheiro ISO. No nosso caso, porque consideramos que é mais abrangente e mais fácil de criar este processo, vamos optar por criar uma PEN USB com o Windows 10.
Agora é altura de escolher qual a origem da PEN, seguida da pressão no botão Seguinte.
Após isso, a aplicação inicia o processo de download da ISO escolhida para que possa ser feita a preparação da PEN USB com o Windows 10. Este processo é seguido de uma verificação à imagem ISO descarregada e da criação da respetiva PEN USB dotada com o Windows 10 !
Agora é só arrancar o computador pela PEN, ou se quiser, fazer o processo de atualização tal como é descrito no nosso Guia : Atualizar para o Windows 10.