Atualizar os seus programas
A primeira coisa que tem de fazer assim que o Windows 10 estiver instalado é garantir que possuí as versões mais recentes de todos os seus programas.
Poderá utilizar ferramentas como o Patch My PC para instalar as versões mais recentes de uma grande variedade de programas. Para programas que o Patch My PC não conheça, terá de fazer as atualizações manualmente. Aceda aos sites do software que tem e transfira a versão mais recente disponível.
Também é crucial instalar as atualizações disponíveis no Windows Update – lembramos que existe uma grande atualização de “Dia 1” que corrige alguns problemas do sistema e trás mais estabilidade.
Limpeza do Disco
Agora que sabe que o Windows 10 está a funcionar corretamente, vamos proceder à limpeza do disco. O processo de upgrade do Windows cria gigas e gigas de ficheiros temporários, logs, duplicados etc que são utilizados caso ocorra algum problema – este espaço pode ser precioso se o seu disco é mais pequeno, libertando em média cerca de 20 a 30gb.
Execute este procedimento só quando tiver a certeza que a sua instalação do Windows 10 está a 100% e sem erros, pois ao apagar os ficheiros temporários de instalação, perde a possibilidade de voltar à sua instalação anterior do Windows.
Para efetuar a limpeza do disco, abra o explorador do sistema -> clique em “Este PC” -> Faça clique direito em cima do disco que contém o sistema (geralmente é o C:/ ) e selecione “Propriedades”.
Na janela que aparece, clique em “Limpeza do Disco”.
Após alguns segundos irá surgir uma janela com os ficheiros que podem ser removidos, no entanto queremos uma limpeza mais a fundo - clique no botão “Limpar Ficheiros do Sistema”.
O agente irá de novo efetuar uma procura por ficheiros que possam ser limpos, este procedimento poderá demorar um pouco mais.
Quando surgir a janela a indicar os ficheiros a serem removidos, coloque um visto em todos os itens, clique em “Ok” e aguarde que o processo termine – dependendo do sistema, isto poderá levar mais ou menos tempo.
![]() |
![]() |
Personalizar o Sistema
O Windows 10 é bastante personalizável – e agora todas as configurações principais do sistema residem num novo painel de controlo chamado “Definições”. Para aceder, clique no menu iniciar, escreva “Definições” e abra a aplicação.
A partir daqui pode aceder às inúmeras definições e informações do Windows 10. Experimente clicar em “Personalização” e verá que, de forma centralizada, pode alterar o fundo do ambiente de trabalho, ecrã de bloqueio, as cores do sistema etc.
Aproveite para explorar um pouco as diversas opções/definições oferecidas pelo sistema.
Proteger o Windows
O Windows 10 é o Windows mais seguro de sempre, mas, no entanto, é sempre importante ter uma suite de proteção instalada, pois há malware que é transversal a todas as versões do sistema.
Os antivírus Kaspersky, Avast, Avira, AVG e Bitdefender já possuem versões compatíveis – a Wintech fez um artigo dedicado – aqui.
Ligar a uma conta Microsoft
Ligar a sua conta de utilizador a uma conta Microsoft trás diversas vantagens. O Windows 10 foi concebido para ser utilizado com uma conta MS – é através desta que pode transferir aplicações na Loja e utilizar outras funcionalidades do sistema, assim como receber atualizações especiais.
Para ligar a sua conta local a uma conta Microsoft, abra as Definições e clique em “Contas”.
De seguida clique no texto “Iniciar sessão com uma conta Microsoft em alternativa”.
Insira os seus dados, clique em Iniciar sessão e já está! Aguarde alguns minutos enquanto o sistema sincroniza as informações e reinicie o computador.
Vamos explorar! Já experimentou o Edge?
O Microsoft Edge é o novo browser da Microsoft, criado do zero para ser rápido – muito, muito rápido. O Edge veio para substituir o mal fadado Internet Explorer, que apesar de continuar disponível no Windows 10, está “enterrado” nas pastas/definições do sistema.
Em testes à última versão disponível, o Edge bateu todos os browsers atuais, incluindo as versões mais recentes do Google Chrome, por uma larga margem de 100%!
Abra o Edge e experimente navegar para alguns dos seus sites favoritos. Este browser inclui um fantástico “modo de leitura” que pode aceder clicando no ícone do “livro” existente na barra de endereço. Ao clicar nele, todos os elementos da página do artigo que está a ler são removidos (banners, publicidade, barras laterais etc) à exceção do texto e das imagens do artigo em si, que são adaptados para uma leitura mais fácil e sem distrações. Pode experimentar este modo nos artigos da Wintech!
As apps do Windows 10
O 10 vai vem com diversas apps incluídas no sistema que foram desenvolvidas para que o utilizador possa efetuar as mais diversas tarefas sem ter que recorrer a aplicações de terceiros.
A aplicação de email, por exemplo, foi completamente redesenhada e agora pode ser usada como um completo software de gestão de emails – com suporte a várias contas incluindo Outlook, Gmail, servidores privados Exchange, IMAP, POP etc, e com funcionalidades standard incluídas.
A aplicação de Fotografias é outro exemplo do bom trabalho que a Microsoft desenvolveu. Esta aplicação permite visualizar todas as suas fotografias de forma rápida e intuitiva – como é habitual nos smartphones – mas trás também uma outra funcionalidade genial: Os álbuns.
A app de fotografias analisa todas as fotografias no seu computador conforme as vai importando e agrupa em álbuns de forma completamente automática, todas as fotografias tiradas no mesmo dia, podendo o utilizador depois adicionar mais fotos (ou remover), mudar o nome ao álbum, adicionar uma fotografia de exibição entre outras funcionalidades.
Aventure-se!
O Windows 10 requer exploração! São tantas as novas funcionalidades e melhorias comparativamente às versões anteriores (especialmente para quem vem do Windows 7), que simples artigos não cobrem toda a extensão de coisas para ver e experimentar.
O sistema veio para ficar e em 24 horas realizaram-se mais de 14 milhões de instalações do Windows 10 em todo o mundo – fazendo este uma das iterações do Windows mais bem sucedidas de sempre.