No ano de 2023, a Too Good To Go, empresa de impacto social certificada B Corp e líder global na batalha contra o desperdício alimentar celebrou um ano marcante de conquistas e impacto positivo. Os dados revelam um crescimento significativo em várias vertentes, sublinhando o compromisso crescente por parte dos utilizadores e o sucesso contínuo da plataforma na mitigação do desperdício alimentar.

2023: Um Ano de Progresso Sustentável

Os resultados de 2023 indicam que foram salvas mais de 1.506.000 Surprise Bags só em Portugal, representando um aumento notável de 32% em relação a 2022. Este crescimento ressalta a adesão crescente no nosso país à iniciativa e a sua eficácia na redução do desperdício alimentar. Desde a implementação da aplicação em Portugal, já foram salvas mais de 3,9 milhões de Surprise Bags. Notavelmente, o número de Surprise Bags salvas no ano de 2023 representa uma percentagem significativa, atingindo 38,4% do total de Surprise Bags poupadas desde o lançamento em 2019.

O envolvimento ativo da comunidade nacional na causa da redução do desperdício alimentar foi evidente, com um aumento de 29% no número de utilizadores que salvaram excedentes alimentares em comparação com o ano anterior.

Além disso, a Too Good To Go registou um aumento de 20,8% no número de lojas que aderiram à iniciativa, em comparação com 2022. Desta forma, a comunidade continua a crescer com novas lojas e estabelecimentos que lutam contra o desperdício, juntando-se a outros parceiros como o Minipreço, Auchan, A Padaria Portuguesa, Celeiro, Continente, Vila Galé e Gleba que já lutam contra o desperdício alimentar através da aplicação.

De referir, ainda, que uma única pessoa salvou no último ano 1.160 Surprise Bags, acima das 3 refeições por dia. Este número enfatiza a eficácia da sensibilização a nível local e a influência positiva que um único esforço pode ter na luta contra o desperdício alimentar.

Adicionalmente, os resultados ambientais são igualmente notáveis, com a comunidade Too Good To Go a contribuir para evitar a emissão de mais de 1,8 milhões de quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Este impacto ambiental positivo reforça o papel crucial da empresa na mitigação das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se assim com os princípios da sustentabilidade.

"O ano de 2023 revelou-se um capítulo extraordinário para a Too Good To Go Portugal, assinalando mais de 1,5 milhões de Surprise Bags salvas e sublinhando o crescente compromisso da nossa comunidade na luta contra o desperdício alimentar. Estes resultados também destacam o compromisso dos retalhistas desempenharem um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis. Acreditamos que abordar conscientemente os excedentes representa não só uma responsabilidade, mas uma estratégia valiosa para impulsionar a mudança para um futuro mais sustentável e sem desperdício de alimentos." Comenta Maria Tolentino, Country Director de Portugal da Too Good To Go.

A batalha contra o desperdício alimentar e a crise climática

A Too Good To Go reconhece a urgência de mitigar o desperdício alimentar, que representa 40% de toda a comida produzida a nível mundial, contribuindo com 10% das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano (WWF, 2021). Para além da aplicação, a empresa desenvolve conteúdos de sensibilização nas suas redes sociais, apresentando dicas e receitas para combater o desperdício alimentar. Adicionalmente, promove campanhas de sensibilização para esclarecer a confusão em torno das etiquetas de validade, responsáveis por cerca de 10% do desperdício alimentar na Europa, segundo dados da Comissão Europeia em 2018.

O Futuro Sustentável da Too Good To Go

Em 7 anos de operações, a Too Good To Go evoluiu de uma solução simples para se tornar uma parte essencial da estratégia de gestão de excedentes alimentares dos parceiros. Atualmente, a aplicação opera com mais de 150.000 parceiros de negócios ativos e 85 milhões de utilizadores registados.

Recentemente, a empresa anunciou o lançamento da Too Good To Go Platform, uma solução completa de gestão de excedentes alimentares para os retalhistas. Trata-se de um software que possibilita a digitalização e automatização do controlo das etiquetas de validade dos alimentos no ponto de venda, proporcionando aos retalhistas uma otimização de tempo e recursos financeiros. Além disso, esta nova ferramenta utiliza IA para oferecer sugestões em tempo real no estabelecimento comercial, proporcionando uma abordagem mais eficaz para auxiliar os colaboradores na tomada de decisões relacionadas com produtos prestes a atingir o final da sua validade. Esta abordagem contribui para a redistribuição estratégica desses produtos, desbloqueando valor a partir do inventário excedente. Esta nova solução B2B destaca o compromisso contínuo da empresa em fornecer ferramentas inovadoras para combater o desperdício alimentar.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 294 vezes
Tagged em
Top