É verdade que os chips AMD são imunes ao Meltdown, mas apresentam alguma vulnerabilidade às duas variantes do Spectre. A variante 1 do Spectre requer correções no nível da aplicação; já a variante 2 requer alterações no nível do sistema operativo.
Tanto a Intel como a AMD lançaram atualizações de microcódigo para alterar o comportamento do seu processador para fornecer aos sistemas operativos o controlo necessário que garante a proteção contra a variante 2. A Microsoft tem estado a implementar o microcódigo da Intel, juntamente com as alterações necessárias para utilizar as novas funcionalidades do microcódigo há já várias semanas. Com o patch de ontem, as mesmas proteções estão agora ativas nas máquinas AMD.
Atualmente, este patch está apenas disponível para o Windows 10, sendo que uma correção equivalente para o Windows Server 2016 ainda está em fase de validação e testes.
Importa salientar que as alterações ao nível do sistema operativo só entram em vigor quando um microcódigo adequado é instalado. A AMD publicou atualizações de microcódigo para os processadores lançados desde 2011, quando a arquitetura Bulldozer entrou em vigor. Atualmente, a única forma de instalar o microcódigo é utilizar um firmware de sistema que inclua as atualizações.
A Microsoft tem a capacidade de distribuir e instalar atualizações de microcódigo através do Windows Update, sendo que o começou a fazer para os chips da Intel no mês passado. Atualmente o mesmo não está a acontecer com processadores da AMD.