Huawei disponibiliza a aplicação StorySign para iOS e lança 4 novos livros - Wintech

A Huawei revela hoje que a aplicação de interpretação de livros infantis em língua gestual – a StorySign – está agora também disponível para os smartphones com sistema operativo iOS. Mas as novidades não ficam por aqui. A Huawei lança ainda localmente mais quatro novos livros em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e adiciona uma nova língua às 14 existentes – Língua Gestual Americana (ASL). Com o intuito de fazer dum mundo um lugar melhor e abrir o mundo dos livros a todas as crianças, em 2019, a Huawei já investiu 500 mil dólares em projetos de literacia e disponilizou 52 novos livros na aplicação StorySign.

A aplicação StorySign, lançada, pela primeira vez, em dezembro de 2018, foi desenvolvida em conjunto com especialistas e instituições de responsabilidade social ligadas à comunidade surda, para garantir que esta seja uma ferramenta genuinamente útil para as crianças e para os seus pais. Com cerca de 32 milhões de crianças surdas a nível global[1], muitas das quais com dificuldades em aprender a ler, esta novidade reforça o compromisso da Huawei em usar a tecnologia para fazer do mundo um lugar melhor. A aplicação StorySign conta com uma avatar – a Star –, que orienta as crianças e os seus pais ao longo de cinco histórias pré-selecionadas, interpretando-as para língua gestual com ajuda de um smartphone que conta as histórias em tempo real.

A ASL, a primeira língua gestual usada nos Estados Unidos, Canadá e países em toda a África, Ásia e América Central, é a língua gestual mais utilizada no mundo e marca um passo importante no objetivo da Huawei, que é criar ferramentas para que as crianças surdas desenvolvam a sua capacidade de leitura e assim consigam uma melhor integração na sociedade.

90% das crianças surdas nascem com pais que ouvem e não têm acesso imediato à língua gestual, o que leva a uma dificuldade acrescida no processo de aprendizagem da criança3. Ao dispponibilizar o StorySign para um número cada vez maior de pessoas, a Huawei quer alertar para os desafios das crianças surdas na altura de aprender a ler.

Walter Ji, Presidente da Huawei Western Europe Consumer Business Group, afirma que “na Huawei a tecnologia é usada para tornar o mundo num lugar melhor – esteja onde estiver, com qualquer smartphone. 34% dos utilizadores que descarregaram a aplicação gratuita StorySign2 tornaram-se utilizadores diários, o que reforça o nosso compromisso em ajudar, cada vez mais, crianças surdas a aprender a ler. Dados que nos deixam orgulhosos em continuar a desenvolver e a expandir o StorySign.”

Mark Wheatley, Diretor Executivo da European Union of the Deaf, acrescenta que “o apoio que temos recebido da Huawei tem tido um impacto genuíno em crianças surdas e nas suas famílias. Através da nossa parceria, continuamos a trabalhar em conjunto com a Huawei de forma a assegurar que o StorySign alcança tantas famílias e comunidades quanto possível, ajudando-nos a dar um passo em frente na nossa ambição partilhada de ajudar mais crianças surdas a aprender a ler.”

Os quatro novos livros que podem ser lidos com a aplicação do StorySign, estão disponíveis em 11 países, treze idiomas, o que perfaz um total de 52 novos livros em todo o mundo. Adicionalmente, o investimento de 500 mil dólares por parte da Huawei na parceria com a European Union of the Deaf (EUD), para financiar projetos de literacia para surdos por toda a Europa, reforça ainda mais o compromisso da Huawei para o futuro.

A app StorySign pode ser descarregada de forma gratuita através da Huawei AppGallery da Google PlayStore ou da App Store da Apple.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 206 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top