Nos dias actuais, os jogos online são praticados por pessoas do mundo e a sua alta popularidade fez com que as pessoas se interessem no assunto e estudem o sector de maneira aprofundada.

No entanto, ainda são poucos os que conhecem detalhadamente a história dos jogos online e assim resolvemos escolher alguns factos curiosos que remontam a trajectória dos games pela internet por meio das curiosidades.

Cerca de 30% da população gamer tem mais de 50 anos

Engana-se quem pensa que os jogos online são direcionados apenas para os jovens. De acordo com o site de jogos chamado Wealth Words, aproximadamente 30% dos jogadores têm pelo menos 50 anos de idade.

A idade um pouco avançada para quase um terço dos gamers é justificada pelo facto de que muitos praticantescomeçaram a jogar ainda nas décadas de 1980 e 1990 e, consequentemente, não perderam o hábito da diversão em frente ao ecrã.

Vale notar que os jogos online abrangem um amplo segmento de games, ou seja, actividades como xadrez e o blackjack online, que conta regras específicas para a internet, também são válidas para a estatística. Isto significa que uma pessoa mais velha não precisa jogar GTA Online para enquadrar-se como um gamer online.

O primeiro jogo online tem mais de 40 anos de história

É verdade que os jogos online tornaram-se propriamente populares no início dos anos 2000, mas a sua invenção veio muito antes. Ainda na década de 1970, surgiu oficialmente o primeiro game online de sempre.

Em 1975, o jogo CAVE, criado por Christopher Caldwell pela universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, fez um sistema que conectou diversos computadores por toda universidade sem a necessidade dos mesmos estarem conectados fisicamente.

A invenção de Caldwell acompanhou outros jogos da época que utilizavam o mesmo sistema, como STAR e OCEAN. Claro que todos estes muito limitados em gráficos e outros aspetos, mas foram importantes para o desenvolvimento dos jogos online.

Outro avanço importante aconteceu através de um jogo de xadrez adaptado pela empresa Apple junto ao sistema Java Connect, os jogadores conseguiram competir sem a necessidade de estarem fisicamente conectados pelo computador.

Um ano mais tarde, em 1992, a tecnologia evoluiu rapidamente com o Bolletin Board System, também conhecido como BBS. Sistema de computador que permite a conexão por meio da tecnologia do telemóvel, o jogador poderia conectar-se ao serviço e competir contra pessoas do mundo todo.

 

Maior evento online de sempre ocorreu no Fortnite

O videojogo Fortnite é um sucesso de popularidade em Portugal e em todo mundo. Não é mais surpresa que anualmente o game consegue atingir recordes incríveis que entram para a história do Guiness Book.

Em abril deste ano, o jogo Fortnite promoveu um evento especial com o cantor Travis Scott chamado Astronomical que contou com a presença de 27 milhões de gamers que participaram dos cinco eventos do festival online.

 

Ocasionalmente, a Epic Games promove eventos com a presença de milhões de jogadores através do Fortnite que mostram como este jogo conta com um potencial enorme para aglomerar grande número de jogadores na internet.

Além de Scott, o Fortnite também já contou com outros cantores que apresentaram-se através da plataforma online, como é o caso de Diplo, deadmau5, Steve Aoki e tantos outros.

Crossfire tem mais de 600 milhões de jogadores registados

O Fortnite sempre bate registos incríveis, mas o Crossfire, jogo lançado originalmente em 2007 e também popular com muitos jogadores em Portugal, detém o recorde quando o assunto é o número de jogadores em sua plataforma.

Jogo que conta como maior atractivo a função online, o Crossfire, disponível para Microsoft Windows, tem mais de 600 milhões de jogadores registados. O número é impressionante e condiz com a popularidade do jogo, que há mais de 10 anos tem a popularidade em alta.

É claro que a longevidade do Crossfire contribui bastante para este número impressionante. Vale ressaltar que o Fortnite foi lançado em 2015, ou seja, tem apenas cinco anos de existência e já conta com milhões de jogadores em sua plataforma. Portanto, parece que é só questão de tempo até que o principal jogo da Epic Games quebre essa marca.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1705 vezes
Top