A MEO lançou, pela primeira vez em Portugal, uma oferta de internet a 10 Gbps simétricos (download e upload) para os segmentos de consumo e empresarial. Esta solução pioneira de internet de hipervelocidade através de fibra ótica, 10 vezes mais rápida do que a atualmente existente no mercado, traz para Portugal uma nova realidade tecnológica, com acesso a uma rede com velocidade, fiabilidade e estabilidade nunca antes alcançadas.

O serviço de 10Gbps é vocacionado para famílias com diversos equipamentos conectados e para pequenas e médias empresas com necessidades de internet cada vez mais veloz, com menor latência e maior fiabilidade, de forma a garantir a melhor experiência de serviço em qualquer circunstância. Com este lançamento, a MEO demonstra, mais uma vez, a sua capacidade de inovar, antecipar e suportar todas as necessidades de conectividade do presente e do futuro.

Esta história de inovação da MEO tem acompanhado e antecipado as mudanças do mercado em Portugal e no mundo. Em 2008, 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo acediam à Internet. Hoje, de acordo com a ONU, esse número subiu para 5,3 biliões (66% da população mundial). Em Portugal, o número de utilizadores de internet cresceu de 2 para mais de 4 milhões (fonte Pordata) e o número do consumo médio por acesso fixo passou de 1 milhão de gigabytes em 2015 para mais de 8 milhões de gigabytes em 2022. Toda esta transformação digital foi muito impulsionada, nos últimos anos, pela pandemia, e está a levar a novos hábitos de consumo digital: consumimos um número crescente de horas de conteúdos (mais imersivos e com maior definição de imagem), cada vez temos mais equipamentos interligados e utilizamos mais a cloud. Esta realidade faz com que haja um volume de dados em crescendo e uma exigência de maior velocidade no acesso aos mesmos.

A nova oferta da MEO, disponível a partir de hoje em todas as capitais de distrito do País, vem responder a este contexto antecipando a crescente necessidade, de famílias e empresas, de capacidade de processamento aliado a velocidade e baixa latência. É materializada em vários novos pacotes, sob a umbrella Speed Edition, com valores a partir de 99,99 euros/mês. Todos os pacotes incluem o novo router fibergateway - que suporta ligações até 10Gbps e WiFi 6, e ainda, um extensor inteligente MEO Smart WiFi, que permite a cobertura de todas as divisões da casa ou do escritório com a capacidade, velocidade e qualidade de serviço da rede de internet fixa.

Depois de ter sido a primeira empresa a trazer para Portugal a tecnologia XGS-PON, em março do ano passado, através de projeto piloto em nove cidades portuguesas, a MEO é agora o primeiro operador a lançar comercialmente esta oferta. Trata-se também do primeiro lançamento da operadora em simultâneo, para famílias e empresas, sob a marca única MEO. Esta oferta disruptiva nasce de um projeto totalmente concebido e desenvolvido com engenharia portuguesa da Altice Labs, em Aveiro.

O trabalho de investigação e desenvolvimento da Altice Labs tem liderado a história da inovação em Portugal e continua a antecipar tendências e necessidades do mercado. Recorde-se que, em maio deste ano, a Altice Labs protagonizou, pela primeira vez no País, uma demonstração real da tecnologia 25G-PON ligada a rede pública, antecipando futuras necessidades de velocidade e volume de dados que estão em crescimento exponencial.

Em breve, estas tecnologias de alto débito – de 10 Gbps e de 25 Gbps – vão servir, por exemplo, para alimentar infraestruturas críticas como aeroportos, campos universitários e hospitais e vão potenciar aplicações industriais e empresariais cuja atividade envolva grandes débitos de vídeo e dados ou processos de sincronização em tempo real.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 697 vezes
Tagged em
Top