A terceira edição do Projeto ZER01, iniciativa que leva o ensino da computação gratuito às escolas, vai chegar a  2500 alunos no ano letivo 2024/2025. A iniciativa de responsabilidade social da NOS, desenvolvida em parceria com a ENSICO, reflete o compromisso da operadora em promover competências que são essenciais para a sociedade digital em que vivemos, e que vão muito além da utilização de dispositivos eletrónicos.

O ensino da computação promove habilidades como o pensamento lógico, a resolução de problemas e o raciocínio computacional. A alfabetização digital é tão importante quanto a alfabetização convencional, e as escolas desempenham um papel fundamental ao integrar esses conhecimentos desde cedo.

Este ano, fazem parte deste projeto 24 escolas dos Agrupamentos de Arcos de Valdevez, Bragança, Gondomar, Vila do Conde, Mirandela, Monção, São João da Pesqueira e Cascais, num total de 110 turmas do primeiro ao terceiro ciclos.

Mais uma vez, a iniciatitiva integra a formação de 95 professores licenciados em Educação Básica e Matemática pertencentes às diferentes escolas abrangidas, numa certificação atribuída pela Sociedade Portuguesa de Matemática, de forma a garantir as competências necessárias ao ensino da computação. No ano letivo passado, foram formados 50 professores ao abrigo do Projeto ZER01.

Margarida Nápoles, Diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da NOS, refere: “O ensino da computação é muito mais do que ensinar código ou como usar o computador. Trata-se de preparar os estudantes para uma sociedade profundamente marcada pelo digital, na qual a tecnologia está presente em todas as esferas da vida humana. Investir num ensino de computação robusto e inclusivo é essencial para formar uma geração preparada, consciente e capaz de inovar.”

Para Luís Neves, cofundador e Presidente da ENSICO, “A ENSICO tem vindo a consolidar o ensino da computação nas escolas, fruto da adesão de um número cada vez maior de professores a esta nossa causa. A parceria com a NOS, materializada no Projeto ZER01, permitiu alargar uma vez mais a nossa ação, mostrando que é possível atingir objetivos que por vezes parecem muito difíceis de alcançar. E, daqui, partiremos para voos ainda mais altos. Para o próximo ano prevemos aumentar drasticamente o alcance da nossa ação, cobrindo outras regiões do país e permitindo, assim, que mais e mais alunos possam aprender computação durante o seu percurso escolar”.

A computação, enquanto base científica que explora o potencial dos computadores, permite a aquisição de competências fundamentais aos estudantes, melhorando o desempenho em disciplinas como matemática e português.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 242 vezes
Tagged em
Top