A Kaspersky está a introduzir uma nova funcionalidade nas suas aplicações móveis para Android - Who's Spying on Me. Esta funcionalidade expande a sua proteção contra a perseguição digital e permite detetar a presença de stalkerware, descobrindo os dispositivos suspeitos que seguem a localização de uma pessoa ou objeto através da tecnologia Bluetooth. 

De acordo com o último relatório da Kaspersky sobre stalkerware - State of Stalkerware - 40% das pessoas inquiridas em todo o mundo afirmaram ter sido perseguidas ou suspeitar que estão a ser espiadas. Dos 10 países mais afetados por Stalkerware a nível mundial, Portugal encontra-se no 10º da lista.

Tendo em conta a dimensão desta ameaça, a Kaspersky permanece empenhada na sua missão de proteger os utilizadores contra a perseguição digital. Recentemente, atualizou o seu portefólio de soluções para dispositivos móveis Android e introduziu uma nova funcionalidade que também está disponível na versão gratuita. 

O Who's Spying on Me é uma funcionalidade que disponibiliza proteção abrangente contra perseguição online e offline. Esta aplicação deteta stalkerware instalado por cibercriminosos para monitorizar as suas vítimas e notifica os utilizadores sobre dispositivos Bluetooth clandestinos, incluindo wireless tags, que podem ser utilizados para seguir os movimentos e a localização de uma pessoa ou objeto. 

Por exemplo, os utilizadores poderão ver no ecrã da aplicação uma lista de dispositivos suspeitos que estiveram por perto durante muito tempo e no mesmo local. Além disso, os utilizadores podem compilar uma lista de dispositivos de confiança, obter estatísticas semanais de dispositivos Bluetooth únicos detetados nas suas imediações e agendar uma série de sessões de verificação.  

A nova funcionalidade do Who’s Spying on Me incluí:

  • Scanner de stalkerware: deteta aplicações e software de espionagem que podem aceder às mensagens, e-mails, fotografias, contactos, histórico de chamadas telefónicas e geo localização da pessoa, que podem ter sido instalados secretamente no smartphone. Esta funcionalidade está agora disponível na versão gratuita da aplicação
  • Scanner de dispositivos: descobre localizadores Bluetooth num raio de 100 metros (tendo em conta as barreiras físicas que podem enfraquecer o sinal de rádio), como uma etiqueta sem fios colocada num carro por um criminoso que alegadamente planeia roubá-lo;
  • Avaliação do risco: Todos os dispositivos Bluetooth detetados são classificados (por exemplo, airtags, etiquetas inteligentes ou outras etiquetas BLE, etc.) e os dispositivos suspeitos são assinalados. Por exemplo, um dispositivo com um endereço MAC estático que muda continuamente a sua localização juntamente com o objeto e tem uma intensidade de sinal elevada será assinalado como suspeito;
  • Controlo de permissões: notifica os utilizadores sobre as aplicações instaladas que estão autorizadas a utilizar a câmara, o microfone e os serviços de localização de um smartphone. O objetivo é chamar mais atenção para a privacidade do utilizador e ajudá-lo a gerir as definições relevantes de forma consciente.

“Kaspersky tem estado na vanguarda da luta contra o stalkerware, e fomos os primeiros na indústria a avisar os utilizadores sobre o rastreio deste tipo de ameaças. À medida que a violência digital evolui, especialmente com as tecnologias de monitorização emergentes, compreendemos que os nossos utilizadores precisam de uma proteção alargada. Estamos a desenvolver continuamente os nossos produtos com uma abordagem centrada no utilizador e expandimos a funcionalidade da nossa aplicação móvel para proteger os utilizadores da perseguição digital, incluindo os seus formatos offline, que podem ser muito perigosos”, sublinha Marina Titova, Vice-Presidente da Área de Marketing de Produtos de Consumo da Kaspersky.

Destaca, também, que: Além disso, a nossa equipa continua a trabalhar em mais melhorias das funcionalidades das nossas soluções móveis, a serem introduzidas no próximo ano, para uma experiência de utilizador ainda melhor e a proteção da vida digital dos utilizadores”.

Liderando a luta contra o stalkerware, a Kaspersky tornou-se a primeira empresa a lançar a proteção contra spyware no Kaspersky para Android em 2019. Nesse mesmo ano, a empresa cofundou a Coalition Against Stalkerware, uma iniciativa que reúne empresas privadas de TI, ONGs, instituições de investigação e agências de aplicação da lei para combater software intrusivo e aumentar a consciencialização sobre o abuso facilitado pela tecnologia.

Em colaboração com autoridades policiais mundiais, esta Coligação combate o cyberstalking e oferece um apoio crucial às vítimas de abusos online. O que começou com 10 intervenientes expandiu-se agora para uma operação com mais de 40, todos a trabalhar em conjunto para partilhar conhecimentos e resolver o problema da violência online. O website da coligação, disponível em sete línguas, oferece orientação e assistência às vítimas que suspeitem que um agressor possa ter instalado stalkerware no seu dispositivo.

Faça o download da solução da Kaspersky atualizada para Android aqui.

Classifique este item
(1 Vote)
Ler 508 vezes
Tagged em
Top