A operadora móvel TMN vai fornecer sábado 1.000 computadores portáteis em 18 distritos que vão ser entregues pelo Governo a trabalhadores em formação, no âmbito do programa governamental de acesso a computadores e Internet de banda larga a preços reduzidos.

O primeiro-ministro, José Sócrates, entrega sábado 50 computadores portáteis na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Elvas, no âmbito do programa, anunciado a 31 de Maio, que pretende garantir o acesso a meio milhão de pessoas - estudantes, professores e trabalhadores em formação - a computadores com acesso à Internet em alta velocidade.

No âmbito do programa Novas Oportunidades, José Sócrates vai entregar, também, 127 certificados a jovens e adultos que concluíram o 9º e 12º ano de escolaridade, segundo fonte governamental.

O presidente da TMN, Zeinal Bava, estará presente sábado em Elvas, disse à agência Lusa fonte da operadora de telecomunicações do grupo Portugal Telecom (PT).

De acordo com a empresa, existem mais de 10.000 inscritos no programa e-oportunidades.

A iniciativa de entrega de computadores portáteis, com placa de acesso à Internet de banda larga aos inscritos no programa governamental e-Oportunidades é alargada a mais 17 distritos, onde estarão presentes membros do Governo e representantes da operadora de telecomunicações.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, vai estar presente na escola secundária com 3º ciclo da Gafanha da Nazaré, o da Administração Interna, Rui Pereira, marcará presença no município de Miranda do Douro, a da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues estará na divisão de formação da Câmara de Lisboa e governante responsável pela tutela das Obras Públicas, Mário Lino, participará na iniciativa que decorrerá no ISLA, de Santarém.

O coordenador do Plano Tecnológico e da Estratégia de Lisboa, Carlos Zorrinho, presidirá à iniciativa na Fundação do Alentejo, em Évora.

Almodôvar, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Silves, Guarda, Avelar, Paços de Ferreira, Santiago do Cacém, Viana do Castelo, Vila Real e São João da Pesqueira são os restantes 12 locais onde estarão presentes membros do Governo (secretários de Estado) e serão distribuídos computadores portáteis.

Este programa faz parte do Plano Tecnológico do Governo e a participação da TMN surge na sequência da negociação de um fundo constituído por verbas dos operadores móveis ao abrigo dos compromissos assumidos no âmbito da Sociedade de Informação, na altura da atribuição das licenças de terceira geração móvel.

A partir de Setembro arranca a iniciativa dirigida aos alunos e professores (e-escolas e e-professores).

As candidaturas ao programa podem ser feitas através dos sites www.tmn.pt ou www.eescola.net.

 
Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 3621 vezes Modificado em Ago. 31, 2007
Top