Os telemóveis descartáveis, antes associados a atividades clandestinas, tornaram-se uma ferramenta popular para quem busca privacidade online. No entanto, o seu uso incorreto pode gerar riscos inesperados.

Muitos utilizadores, como no caso de Maria, acabam por expor os seus dados pessoais ao utilizarem estes dispositivos em sites e aplicações que partilham informações com terceiros. Assim, o que deveria ser um "escudo de privacidade" transforma-se numa porta aberta a fraudes e ameaças virtuais.

A FortiGuard Labs divulgou a mais recente edição do seu relatório Ransomware Roundup, destacando o surgimento do ransomware VanHelsing como uma nova ameaça no panorama global de cibersegurança. Este ransomware foi detetado pela primeira vez em março de 2025, e atua de forma clássica: encripta ficheiros das vítimas e exige um resgate para a respetiva recuperação.

A Check Point Research (CPR), a equipa de investigação da Check Point® Software Technologies Ltd., divulgou o seu Cloud Security Report 2025, elaborado com base num inquérito realizado a mais de 900 CISOs e líderes de TI. O estudo revela riscos significativos na proteção de ambientes híbridos, bem como em soluções Cloud e Edge, apontando falhas que podem pôr em causa a confiança, a agilidade e a resiliência das organizações.

Um grupo de cibercriminosos com motivações financeiras tem estado a explorar vulnerabilidades humanas para aceder a dados sensíveis de empresas através de instâncias da plataforma Salesforce, revelou o Google Threat Intelligence Group. Os ataques recorrem a técnicas de voice phishing - também conhecido como vishing - para enganar funcionários e obter credenciais de acesso privilegiadas, posteriormente utilizadas em tentativas de roubo de dados e extorsão.

A Geração Z cresceu imersa no mundo digital, sendo fluente em redes sociais, plataformas online e tendências virais. No entanto, esta ligação constante à Internet também os torna particularmente vulneráveis a ciberameaças. Para sensibilizar este público, a Kaspersky lançou o "Case 404", um jogo interativo de cibersegurança onde os jogadores assumem o papel de um detetive de Inteligência Artificial encarregado de resolver crimes digitais.

Uma nova investigação da NordVPN revela que mais de 684 milhões de cookies associados a utilizadores portugueses foram encontrados na dark web, colocando Portugal no 30.º lugar entre 253 países analisados. Destes, cerca de 57 milhões ainda estão ativos, o que significa que estão ligados a sessões reais de navegação e representam um risco direto de acesso não autorizado a contas pessoais.

A NOS acaba de lançar uma nova área de negócio focada na monitorização de riscos digitais, através da criação da plataforma CyberInspect, que oferece um diagnóstico completo sobre vulnerabilidades digitais. A solução pretende tornar os testes de cibersegurança acessíveis a todas as empresas, permitindo identificar riscos e ameaças de forma simplificada, com suporte especializado para a implementação de soluções.

Pág. 1 de 7
Top